Fórum Gramado de Estudos Turísticos é modelo para o turismo chileno


Fórum Gramado de Estudos Turísticos é modelo para o turismo chileno

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos que teve sua primeira edição em 2018 já é referência no mercado turístico internacional. A Universidade Austral do Chile, através do seu diretor de Mestrado em Turismo, Pablo Szmulewicz, que participou do evento em Gramado, propôs ao Conselho Municipal de Puerto Varas a criação de uma Escola Internacional de Turismo aos moldes do Fórum.

Buscando desenvolver uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e experiências, voltada para os players do turismo que desejam ampliar sua visão de uma das principais atividades econômicas de seu munícipio, a Universidade Austral pretende replicar o modelo de promoção e treinamento de turismo propostos pelo Fórum Gramado de Estudos Turísticos em Puerto Varas.

A ideia é implementar a “International Business School”, uma espécie de fórum anual que acolheria trabalhadores de turismo nacionais e estrangeiros para discutir a indústria do turismo, promovê-la e, acima de tudo, para treinar aqueles que nela participam, especialmente empreendedores dessa indústria, pequenos, médios e grandes do município.

"Vimos no Brasil um Fórum internacional organizado conjuntamente pelo governo municipal de Gramado, empresários e Universidade de Caxias do Sul e encontramos nele um modelo muito interessante para replicar e propor ao prefeito e conselho da cidade a possibilidade de se estudar e refletir sobre o turismo de Puerto Varas, promovendo um intercâmbio de experiências através de uma Escola Internacional de Turismo", disse Pablo Szmulewicz.

A proposta é que o município, empresários e universidade convoquem trabalhadores do turismo no Lago Llanquihue e do país, para aprender com especialistas nacionais e estrangeiros, compartilhar experiências, modelos de gestão e planejamento do desenvolvimento do turismo. Para o prefeito Ramón Bahamonde, a proposta significa proporcionar a Puerto Varas um espaço único de treinamento turístico a nível nacional e internacional.

"Seria brilhante se tivéssemos uma Escola Internacional de Turismo e não há dúvida de que vamos lutar fortemente com entidades públicas e privadas para fortalecer essa iniciativa. Nossa presença acadêmica na área é muito forte e é por isso que vamos nos comprometer para que Puerto Varas seja uma das sedes universitárias do turismo", comentou o prefeito.

A proposta será refinada e trabalhada mais afundo pelo município e Universidade Austral do Chile, mas a expectativa é positiva. Para Luia Barbacovi, presidente do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, saber que o evento está servindo de inspiração internacional é motivo de orgulho.

“O Fórum tem o propósito de fazer com quer as pessoas discutam, tragam ideias, sugestões e estudos principalmente sobre a atividade turística, sempre abordando essa nova forma de fazer e pensar turismo. A forma como cidadãos, empresários, setor público pensam o turismo entram em discussão e essa é a ideia central do evento. Fico feliz que Puerto Varas e a Universidade Austral estejam entendendo esta proposta e tentando levar para lá algo similar. Isso é muito bacana e já justifica e consolida o nosso Fórum”, comenta Barbacovi.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é um evento destinado a players do turismo, dirigentes de destinos turísticos, legisladores, pesquisadores e academia com o intuito de estabelecer uma discussão impactante que envolva a indústria turística, debatendo desde diretrizes até disruptura e desburocratização. A segunda edição do evento acontece de 09 a 11 de maio de 2019 no Expogramado e as inscrições já estão abertas. Mais informações e credenciamento através do site  http://www.forumgramado.com.br/.

 




Por
11/01/2019

A Rossi e Zorzanello é uma empresa pioneira no ramo de eventos.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!