Obra de Iraci Casagrande Koppe conta a história do turismo em Gramado


Obra de Iraci Casagrande Koppe conta a história do turismo em Gramado

A Festa das Hortênsias teve sua primeira edição nos dias 07 e 08 de dezembro de 1958, em Gramado. O evento, que impulsionou de forma muito expressiva o turismo na cidade e região, completa 60 anos em 2018. Para celebrar a data e manter viva essa importante parte da história do município, Iraci Casagrande Koppe, que foi rainha na primeira Festa, lança seu novo livro relembrando o evento,  contando detalhes das 12 edições, traçando um paralelo com a história de Gramado e do turismo local.

A obra de Dona Iraci, intitulada “O lago, as hortênsias e o turismo” foi oficialmente lançada na última sexta-feira (07) em evento realizado no Laghetto Stilo Borges, em Gramado. O grupo Golden Propriedades de Lazer foi quem patrocinou o livro e promoveu o evento. “Nosso grupo está muito feliz por poder colaborar com esse projeto, para que mais estudantes, cidadãos, crianças e até mesmo novos moradores da cidade possam ter acesso a este capítulo tão importante da história de Gramado e que tanto influenciou para o turismo que se tem hoje. Para nós do Golden, compartilhar cultura é uma forma importante de multiplicar esse sentimento de valorização cultural, tão bem abordado no livro de Dona Iraci”, disse Giovani Ghisleni, diretor do Golden.

O lançamento foi projetado em um formato de bate-papo com a autora, conduzido pela jornalista Adriana Silveira, assessora do grupo Golden. Através de imagens da obra, ela instigou Iraci Casagrande com perguntas relacionadas a cada um dos capítulos do livro, para que ela comentasse de que forma pensou neles e quais as curiosidades de cada um. Além de falar sobre a Festa das Hortênsias, a autora fala muito sobre as famílias da época, como cada uma contribuiu para a expansão de Gramado, além de fazer uma descrição bem detalhada de como o município era nos seus primórdios.

“Eu pesquisei muito, recolhi muito material, conversei com várias pessoas e através disso fui montando o livro falando da evolução do turismo em Gramado ao longo dos anos e como ela foi acontecendo. Várias famílias participaram deste processo, várias personalidades da época e eu conto como no livro. Trago também muitas fotos e documentos. É bastante material”, disse Iraci.   

A historiadora ressalta que foi cerca de um ano de muita pesquisa para que o livro ficasse pronto e depois disso ele ficou mais cinco anos na gaveta. “Com ele pronto parti atrás de apoio e patrocínio. Foram muitas negativas, mas não desanimei. Foi aí que o Golden apareceu e realizou esse meu sonho”, destaca.  

Sobre a Festa das Hortênsias, a obra trata de todas as edições do evento e explica de que forma ele impulsionou a cidade de Gramado para o turismo nacional, dando início a um calendário extenso de eventos.  “Já na sua primeira edição a Festa das Hortênsias foi um sucesso, movimentando a cidade e trazendo muita gente pra cá. Com o passar dos anos ela foi ficando ainda mais importante. E nós, soberanas, tínhamos um papel essencial: levar o nome de Gramado pra fora e divulgar nossa região. O resultado veio e está aqui até hoje”, conta Iraci Casagrande Koppe.

O livro não será comercializado. A ideia é que seja distribuído e trabalhado principalmente dentro das escolas, buscando um resgate cultural e histórico através dos estudantes gramadenses. Outra parte terá circulação dentro da comunidade, para que esta história esteja ao acesso de todos.




Por
11/12/2018

A Rossi e Zorzanello é uma empresa pioneira no ramo de eventos.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!